Mulheres do Software Livre

Dsc01758

O uso de Software Livre na escola inclusiva foi tema de palestra da instrutora de informática e desenvolvedora Paloma Costa na manhã deste primeiro dia de fisl11. Entre os assuntos abordados, a necessidade de os professores estarem atentos ao uso de tecnologia no processo pedagógico.

Paloma falou a respeito de vários softwares cujos potenciais podem ser explorados em sala de aula, indo além das tradicionais formas do fazer educativo. E tudo isso num contexto de inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais.

Um dos exemplos citados é o dos podcasts, gravações de conteúdos em áudio, com os quais os alunos podem ter acesso a matérias de ensino através de outras mídias.

Paloma enfatizou que o recurso é importante também para portadores de deficiência visual. Conforme a palestrante, outra questão que a sociedade precisa estar mais atenta é quanto à publicação de conteúdo web. Imagens, por exemplo, geralmente não são acompanhadas de legendas que as descrevam, para que os leitores de tela, como o Orca, consigam transmitir com riqueza de detalhes e emoções o que está na figura.

Foto Sabrina Henriques

Por Rochele Prass

Fonte: http://softwarelivre.org/fisl11/noticias/educacao-tecnologia-e-acessibilidade-a-integracao-necessaria-para-uma-educacao-completa  (23/07/2003  00:33)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: